Vantagens da Inteligência Artificial e Machine Learning no marketing

separator
Compartilhar

Por Filipe Lucio de Lima

Em meio à tantas inovações no universo tecnológico, muito vem se falando sobre inteligência artificial e machine learning, dois grandes aliados do marketing digital. Hoje vamos falar sobre como essas ferramentas podem trazer crescimento com eficácia e melhoria contínua para as empresas, assim como para usuários da internet. Complementares, elas trazem benefícios como ampla visão analítica, aprendizado de dados estruturados e não estruturados, como imagens e vídeos, aumento de produtividade, além de personalização de experiências mais humanizadas para os diversos públicos do universo online.

Estes são apenas os pontos mais relevantes desse conjunto de estratégias aplicadas ao marketing,  e para termos um parâmetro mais real da importância destas ferramentas, um estudo da International Data Corporation (IDC) prevê que os investimentos com inteligência artificial e machine learning crescerão de US$ 12 bilhões, em 2017, para US$ 57,6 bilhões até 2021, atingindo uma taxa anual composta de crescimento de 48% (CAGR), e isso envolve o marketing e muitas outras áreas, dentre elas os avanços da medicina, por exemplo.

Um grande desafio para os profissionais de marketing atualmente é entender a fundo qual o comportamento de seus consumidores e parceiros, viabilizando uma boa experiência de navegação para eles. É neste momento que contamos com toda a facilitação da tecnologia, e da combinação de ferramentas que utilizam a inteligência artificial e machine learning.

Elas são capazes de identificar os padrões e direcionar esses aprendizados para rápidas e valiosas tomadas de decisões na navegação do consumidor, possibilitando, de uma maneira mais acertada o posicionamento e aprimoramento dos produtos para os consumidores. Isso automaticamente gera economia financeira e de tempo para realização de novos testes e melhorias de ações e produtos.

Dentro desse entendimento, buscamos realizar trabalhos de posicionamento de marcas, desenvolvimento de campanhas, criação de promoções, divulgação de produtos entre diversos outros modelos de ações.

A seguir, listamos 9 vantagens da inteligência artificial e machine learning para o marketing dentro das empresas.

1- Fazer mais com menos
Auxilia na redução de custos através de previsões em análises de dados, uma vez que melhoram consideravelmente o direcionamento que a equipe de marketing pode seguir, e para o empresário, auxilia com modelos operacionais mais baratos, otimizando os processos dentro do ambiente de trabalho. O aprendizado das máquinas contribui diretamente para o crescimento das empresas! Fato!

2- Automatização de tarefas
Diversas plataformas hoje já conseguem automatizar tarefas rotineiras e reunir seus dados em um só lugar, assim os setores dentro das empresas conseguem se concentrar nas atividades mais estratégicas e novos direcionamentos dos conhecimentos adquiridos pela máquina, que são facilmente traduzidos

3- Mensuração de riscos de forma mais eficaz
O gerenciamento de riscos é uma operação complexa e possui variáveis a serem consideradas. A inteligência artificial e machine learning vieram para facilitar isso, oferecendo uma visão mais completa de possíveis riscos como: fraudes, erros, prevenção de churn e outras análises que devem ser observadas no momento da análise, apoiando para uma tomada de decisão mais célere e eficaz.

4- Vantagens estratégicas
Você sempre um passo à frente de seus concorrentes!
Esta é uma boa forma de resumir os ensinamentos das máquinas.
É possível saber com precisão: o que aconteceu? por que aconteceu? e o que está acontecendo em tempo real. A resposta dessas 3 perguntas permite a construção de uma infraestrutura de dados para suportar o desenvolvimento e progressão das estratégias adequadas, bem como o que se pode esperar dos concorrentes.

5- Personalização
A inteligência artificial e machine learning estão ajudando as equipes de marketing a investir seus orçamentos em campanhas e anúncios com mais sabedoria e segurança, tendo como foco principal a velocidade que podem alcançar determinado público alvo com maior assertividade.

6- Acelerar pesquisas sobre desejo de clientes
Com as tecnologias ficando mais acessíveis para mais pessoas, as equipes de marketing podem usar o aprendizado das máquinas para processar dados desses novos usuários com eficiência, você consegue prever qual a probabilidade de converter esses novos usuários em clientes, em algumas vertentes, por exemplo, como educar esse cliente para seu negócio, qual o comportamento dos bons consumidores podem influenciar os novos, além de prever produtos relacionados para aumentar sua receita por cliente, tanto novos quanto os que já estão acostumado com seu negócio.

7- Maior sinergia com seus clientes
Agora falando um pouco sobre a era das experiências, as empresas são exigidas a de certa forma ter respostas precisas e rápidas para seus consumidores e para isso as automações do atendimento visando o self-service em seu negócio com os chatbots, uma breve explicação sobre, pode se dizer que é um robô que faz o que é programado, simulando uma conversa humana de um chat, sabendo disso, é possível automatizar conversas com a mesma explicação devido a um diálogo pré-definido entre o consumidor e o robô. Com isso podem auxiliar a não perder tipos de usuários mais “apressadinhos” a ficar e conhecer o seu negócio, ou dar o suporte necessário para a solução de um problema. Podemos afirmar que, de certa forma a tradução das inteligências das máquinas quando personalizam a comunicação para os respectivos formatos de cliente, se expressando de maneira adaptada, faz com que esses clientes se sintam mais acolhidos, aumentando a possibilidade de sua permanência.

8- Auxiliar em precificação de produtos (Preços dinâmicos)
Os descontos podem ser muito importantes para uma equipe de vendas, porém, se não alinhados estrategicamente podem prejudicar seus ganhos ou desvalorizar os produtos. Com isso a inteligência artificial e machine learning podem construir modelos de habilidades, mostrando que um determinado cliente provavelmente precisará de uma oferta especial para concluir sua compra, direcionando, desta forma, sua oferta apenas para cliente com características específicas de navegação, e de forma natural continuam enxergando o valor real do produto. Com isso você não desvaloriza seu produto para o mercado e pode até aumentar suas vendas, sem reduzir totalmente suas margens de lucro.

9- Melhor eficiência do marketing
A avaliação dos dados trazidos pelas máquinas, permite que o marketing visualize o quão interessado está um cliente para adquirir o seu produto, o tempo que vale a pena investir para que esse cliente conclua sua compra. Isso é ainda mais importante para serviços B2B com processos consultivos de vendas, em que cada venda demanda um tempo considerável dos envolvidos.  Ao se deparar com esses leads mais relevantes, o time tem condições de dedicar o tempo certo, de forma econômica, concentrando a energia eficiente para a conclusão dessa venda.

Ter essa visão sobre cada momento de compra do cliente, possibilita aos profissionais de marketing acompanhar e agregar cada etapa dessa jornada, direcionando o conteúdo e desconto oportunamente, convertendo as vendas de forma mais rápida e assertiva.

Filipe Lucio de Lima é especialista em estratégias de marketing digital e trabalha como Growth Marketing Manager. É formado em Marketing e é Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).