Quarentena: dicas para vencer partidas no game Fortnite Battle Royale

separator
Compartilhar

Por Guilherme Soares

Seja você um novato ou um jogador que curte Fortnite há várias temporadas, uma coisa é certa: a vontade de ganhar uma partida, seja ela nos modos Solo, Duplas ou Esquadrões é garantida.

Mas ser o último jogador vivo em uma partida de Fortnite Battle Royale nem sempre é tarefa das mais fáceis. É preciso dominar diversos aspectos do jogo e conhecer várias mecânicas para se destacar dentre os 100 jogadores do servidor.

Hoje vamos te dar algumas dicas que podem te ajudar a conseguir aquela cobiçada Vitória Royale!

#1 – Ajuste suas configurações

Antes de mais nada, é de total importância encontrar uma sensibilidade (seja ela do mouse, dos direcionais do controle ou da tela de toque do seu dispositivo móvel) que se adeque ao seu estilo de jogo.

A melhor forma de fazer isso é praticar no Modo Criativo, onde você pode acessar diversas ilhas de treinamento, e ir ajustando sua sensibilidade aos poucos. Outra opção bastante válida é fazer estes ajustes em partidas do Modo Equipe Tumulto, no qual não há penalidade quando você é eliminado por um oponente, podendo simplesmente ressurgir a qualquer momento na partida.

Uma vez que você se sentir confortável com uma sensibilidade que te permita acertar a maioria dos seus tiros e movimentar sua câmera de maneira eficiente e eficaz, é hora de passar para o próximo passo.

#2 – Aprenda o básico de construção (e talvez de edição)

Você não precisa tirar um diploma em Engenharia ou Arquitetura para ganhar uma partida de Fortnite, mas aprender a construir pelo menos algumas rampas e paredes, bem como se esconder em boxes, é mais do que essencial.

A mecânica de construção é o que mais diferencia Fortnite de outros games do gênero Battle Royale, e é ela que torna o jogo da Epic Games tão único. É claro que o visual colorido e vibrante também ajuda bastante, mas é a habilidade de coletar materiais e construir tanto para atacar quanto para se defender que faz de Fortnite um jogo totalmente singular.

Comece treinando o combo parede + rampa, muito usado para se esconder enquanto tenta mirar em um oponente à sua frente. Após dominar essa técnica, sendo capaz de construir uma parede e uma rampa logo que avistar um adversário (ou de perceber que ele te avistou e vai te atacar), o próximo passo é aprender a se esconder em uma box. Boxes são como são chamadas as estruturas 1×1, que formam verdadeiras caixas (daí o nome box, que significa caixa em inglês).

Além de construir, você também pode editar suas estruturas. Então é importante aprender a editar janelas, portas e outros formatos de edição para chão, teto, rampas e paredes para conseguir tanto atacar quanto se defender da maneira mais eficaz possível. Saber editar não é realmente essencial se você não joga Fortnite tão a sério, mas dominar essa habilidade pode te tirar de várias enrascadas.

#3 – Decore o mapa

Diferente de outros populares jogos do gênero, Fortnite Battle Royale tem apenas um mapa disponível nos modos base. Isso facilita bastante na hora de decorar cada cantinho.

Conhecer bem o mapa é importante pois te permite criar rotas para fugir da tempestade, encontrar itens e dominar o terreno mais elevado em busca de uma vantagem estratégica.

Escolha uma área e decore onde ficam os baús de tesouro, as caixas de munição e também as melhores rotas em cada direção. Quando a partida começar, pule do Ônibus de Batalha em direção ao seu ponto de pouso e comece a coletar armas, itens e materiais para tentar eliminar os oponentes mais próximos.

#4 – Identifique o seu estilo de jogo

Saber como você se sai melhor nas partidas pode ser a chave para o sucesso. Enquanto há jogadores que avançam de cabeça rumo a batalhas cara a cara com os oponentes, há outros que se dão melhor atirando à média e longa distâncias.Assim como a maioria dos jogos de tiro, Fortnite conta com uma variada gama de equipamentos que satisfazem as necessidades de todos os tipos de jogadores ávidos por batalhas.

Tente usar cada tipo de Rifle de Assalto para saber qual é o que melhor se adequa ao seu estilo. Você se sai melhor com tiros comuns ou com rajadas? E quanto às espingardas, seu desempenho é melhor com as PUMPs ou com as Táticas? Você tem a mira ótima e vence mais batalhas atirando de longe com seu Rifle de Precisão ou prefere usar submetralhadoras a curta distância para obliterar os outros jogadores?

Quando você descobrir quais itens mais se adequam ao seu estilo, mais fácil vai ser de montar um inventário ideal e buscar tais itens ao longo das partidas.

#5 – Sempre carregue itens de cura

Fortnite tem uma porção de itens de cura, como kits médicos, bandagens, poções de escudo e até mesmo peixes. Separar pelo menos um dos slots de itens do seu inventário para carregar alguma cura é de extrema importância.

Afinal, quem tem mais chances de vencer uma batalha: você com 35 pontos de vida porque não pôde se curar ou o seu adversário, que reservou slots de itens para carregar bandagens e poções e tem 150 pontos de vida?

É claro que vários fatores influenciam o resultado final de uma batalha, mas geralmente perde quem tem menos pontos de vida.

#6 – Fuja da tempestade

Foi-se o tempo em que era possível ser um Guerreiro da Tempestade e sobreviver muito tempo dentro da chuva ácida em Fortnite. Agora a Tempestade causa dano muito mais depressa, então evite ao máximo permanecer lá por muito tempo.

Se percorrer grandes distâncias na Tempestade for inevitável, procure carregar muitos itens de cura, tente encontrar algum veículo e procure correntezas a favor da zona segura. Quanto antes você sair da chuva, melhor.

#7 – Treine bastante

Não, você não precisa passar o dia no Modo Criativo. Mas é sempre bom tirar alguns minutinhos para treinar e aquecer suas habilidades antes de cair de cabeça nas partidas. Se o Criativo não for muito a sua praia, jogue uma ou duas partidas de Equipe Tumulto para aquecer os motores.

Se nada disso te parecer interessante ou proveitoso, apenas jogue Fortnite. Jogue algumas partidas diariamente, para manter as habilidades sempre em dia. Acredite, ficar uns dois a três dias sem jogar pode te deixar com aquela sensação de que sua habilidade enferrujou.

Se resolver “treinar” ao longo das partidas dos modos base, tente construir, editar, mirar etc. sempre que possível, mesmo se não houver nenhum adversário por perto. O importante é garantir que tudo o que você aprendeu está à sua disposição e que você está confortável executando todos os movimentos necessários para vencer uma partida usando somente os conhecimentos básicos de Fortnite.

#8 – Jogue com amigos e desconhecidos

Uma boa ideia é se juntar a outros jogadores na hora de tentar garantir o primeiro lugar na partida. Seja em duplas ou esquadrões, com amigos ou desconhecidos, o importante é ter mais gente ao seu lado tanto para tentar chegar ao final da partida ou para se divertir durante a jornada.

Geralmente os modos Duplas e Esquadrões são um pouco menos competitivos, sendo um bom ponto de partida para jogadores novatos ou até mesmo intermediários. Além disso, é muito mais fácil se recuperar de uma jogada mal executada, de uma batalha de construção mal sucedida ou de uma batalha praticamente perdida quando você tem companheiros para te auxiliar!

#9 – Mantenha a calma

Tente não se desesperar ou perder a cabeça quando as coisas não acontecerem exatamente como você gostaria. Às vezes você vai perder, às vezes você vai ganhar. Essa é a natureza dos jogos Battle Royale, apenas um jogador (ou uma equipe) pode ficar em primeiro lugar.

E lembre-se: a menos que você seja um jogador profissional de Fortnite, isto é apenas um jogo. Tente se divertir enquanto aprimora suas habilidades!

#10 – Conclua desafios

Sejam os desafios diários ou semanais, o importante é completá-los. Isso não apenas vai te garantir pontos de experiência para avançar no Passe de Batalha como vai te ajudar a se familiarizar cada vez mais com todos os aspectos do jogo.

Os desafios variam desde utilizar determinadas armas ou itens a visitar lugares especifícos e realizar tarefas também bastante específicas.

Você nem precisa comprar o Passe de Batalha Premium para aproveitar nada disso, embora adquirir o Passe te garanta recompensas bem legais como novos trajes, envelopamentos, V-Bucks e muito mais.

 

Guilherme Soares é designer, pós-graduado em Gestão da Informação e Business Intelligence, amante da música e pianista, é gamer desde os quatro anos de idade e seu maior sonho sempre foi trabalhar com videogames. Hoje se dedica exclusivamente ao PlayReplay, site com temática geek e foco em videogames. PlayReplay no Instagram e vídeos no YouTube.