Inovações de retomada e outras estratégias de negócios pós Covid-19

separator
Compartilhar
Imagem: Pixabay

Imagem: Pixabay

 

Por Vitor Massari

Estamos enfrentando tempos incertos na economia e nos negócios por conta da pandemia mundial. Várias empresas, serviços e comércios precisando se reinventar ou buscar por novos modelos de negócio. Mas afinal de contas, como seguir uma estratégia pragmática e estruturada para atravessar o atual momento?

Temos que pensar em três pilares importantes nesta ordem:

– Otimização de Processos

– Exploração de Commodities

– Inovações de Retomada

Otimização de Processos

Você possivelmente conhece ou já trabalhou em alguma empresa que, para liberar o acesso remoto para home office, a burocracia é tão grande que demora até quase um ano? E sabe o que aconteceu com estas empresas no momento em que o isolamento foi adotado? Conseguiram liberar acesso para todos em pouco menos de uma semana. Pergunto eu: Por que antes não era possível liberar em uma semana e agora foi possível?

Este é o momento de revisitar processos, principalmente aqueles que geram entraves, burocracia desnecessária, impedimentos e tempos prolongados de espera. Momento de revisitar processos de aprovação, compras, jurídico, contratação, segurança. Este é o momento de preparar o terreno para Business Agilty.

Recomendo demais que neste momento as empresas procurem entender mais sobre a filosofia Lean Thinking para auxilia-las na otimização de processos.

Exploração de commodities

Este é o momento de maior protagonismo de especialistas de produto, Product Managers e Product Owners. Analisar os produtos da empresa e buscar por novos modelos de negócios e canais de venda. Por exemplo, os restaurantes delivery realizando parcerias com aplicativos, investimentos em marketing digital e posicionamento em lives nas redes sociais.

Minha recomendação é o aprofundamento em técnicas de gestão ágil de produtos, valoração de produtos e o uso da ferramenta Business Model Canvas.

Inovações de retomada

Este é o pilar que poderá dar a vantagem competitiva sustentável para sua empresa no que venho chamando de Day After (Tradução: Dia Seguinte). É criar novos produtos e serviços dentro de um novo comportamento de consumidores neste período de isolamento social.

Um bom exemplo é o caso dos restaurantes por quilo e outros comércios que começaram a inovar seu modelo de negócio através de estratégias de delivery.

Inovação é sempre um experimento, então a ideia é gastar pouco, entregar um produto ou serviço no menor tempo possível, obter feedbacks rápidos e ir ajustando a ideia, ou mesmo abandonando-a se necessário e pensando em um novo experimento.

Neste cenário recomendo conhecer os conceitos de Lean Startup para obter insights de como pensar e criar estas inovações de retomada.

Como exemplo prático, minha empresa vem trabalhando na plataforma de streaming educacional Hiflix como sua inovação de retomada, onde disponibilizamos conteúdos, episódios e séries direcionados em Business Agility e técnicas para auxiliar nas estratégias descritas neste artigo.

O dia seguinte

O momento no mercado é de total cautela, mas reforço que empresas que direcionarem seus esforços nestes três pilares sairão com uma grande vantagem competitiva.

Importante pensar no hoje, mas mais importante ainda é pensar no Day After. Para encerrar, convido a todos para esta série de lives abaixo que apresentei sobre o tema e vamos juntos superarmos este momento de incertezas.

Live Day After – Dia 1

Live Day After – Dia 2

Live Day After – Dia 3

Vitor Massari assina coluna sobre Transformação Digital, no Inova360/R7, e tem quadro sobre o tema no programa de TV Inova360 na Record News. É CEO da Hiflex Consultoria e autor dos best-sellers “Gerenciamento Ágil de Projetos e Agile Scrum Master no Gerenciamento Avançado de Projetos” e “Gestão Ágil de Produtos com Agile Think® Business Framework”. Tem mais de 20 certificações internacionais em inovação e transformação ágil e digital, é docente na área e venceu o Troféu Luca Bastos no evento Agile Trends por dois anos consecutivos.

LinkedIn: linkedin.com/in/vitormassari 

Instagram: @vitormassari 

Site: hiflexconsultoria.com.br