Conheça Charles Schweitzer, o Head de Inovação do Banco Carrefour

separator
Compartilhar

Reginaldo Pereira, apresentador do programa Inova360 da Record News, entrevista Charles Henrique Schweitzer, Head de Inovação do  Banco Carrefour, para a série Perfil.

Formado em administração de empresas, Schweitzer atua na área de inovação há 11 anos, com passagens por Leroy Merlin, Embratel, Alcoa e, atualmente, o Banco Carrefour, que faz parte do Grupo Carrefour, único varejista com banco próprio no país e joint venture com o Banco Itaú.

No bate-papo abaixo, o profissional fala sobre modelos de trabalho, transformação digital e tendências.

Reginaldo Pereira: Charles, qual é o seu projeto atual?
Charles Schweitzer: Estamos em fase de implantação de um modelo de trabalho de inovação no Banco Carrefour, que inclui um portal de inovação, um fundo de inovação para permitir testarmos as ideias, hackathons e um programa de aceleração de startups.

Reginaldo Pereira: Como foi a sua trajetória profissional? Houve algum momento de superação e uma lição aprendida durante sua carreira?
Charles Schweitzer: Tenho mais de 20 anos de trajetória e muitos foram dedicados à Leroy Merlin Brasil. Lá consegui liderar um planejamento estratégico ouvindo cada um dos colaboradores. O projeto se chamava Visão2020, e começou em 2010. Foi incrível ouvir quase 8 mil pessoas e fazer com que as suas visões se tornassem o objetivo maior da companhia.

Reginaldo Pereira: Como lida com a transformação digital?
Charles Schweitzer: Transformação digital é ainda essencialmente humana. É uma forma nova de fazer negócios absolutamente centrada no cliente e impulsionada pela tecnologia.

Reginaldo Pereira: Você tem uma dica de alguma ferramenta, processo, técnica, livro ou curso que fez a diferença em sua vida profissional?
Charles Schweitzer: Todo o canivete de metodologias ágeis, sem dúvidas. Mas, especialmente o Design Thinking.

Reginaldo Pereira: Vamos fazer um exercício de futurismo, o que vem por aí?
Charles Schweitzer: Tudo já está absolutamente mapeado, exceto os famosos “cisnes negros”, como no caso do Covid-19. As próximas coisas que estão chegando e mudarão tudo de novo são Internet 5G e Computação Quântica.

Reginaldo Pereira: Você pode citar uma frase que é sua referência pessoal?
Charles Schweitzer:”Do, or don’t… There’s no try”.

Redes Sociais de Charles Schweitzer:

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/charles-schweitzer-0159155/