Como vender em Marketplace

separator

O que é Marketplace?      É um canal de venda online que anuncia e vende seus produtos na internet, com se fosse um Shopping Online. Falando de comércio eletrônico de produtos, basicamente existem dois tipos de Marketplace (https://www.sosecommerce.com.br/integracao-com-marketplace-plano-mensal-p38/), o de departamento que vende de tudo (magazine), como por exemplo: Americanas.com; ou de nicho,

É um canal de venda online que anuncia e vende seus produtos na internet, com se fosse um Shopping Online. Falando de comércio eletrônico de produtos, basicamente existem dois tipos de Marketplace(https://www.sosecommerce.com.br/integracao-com-marketplace-plano-mensal-p38/), o de departamento que vende de tudo (magazine), como por exemplo: Americanas.com; ou de nicho, que é especializado em um segmento, como por exemplo: Netshoes (artigos esportivos).

Mas como saber em qual deles entrar?

Você precisa analisar a aderência do seu negócio e produtos com o Marketplace, a porcentagem de comissão cobrada, fluxo de pagamento e outras informações relevantes para que haja uma boa operação. Se você vende moda, por exemplo, com certeza terá mais resultado vendendo através de um Marketplace de nicho, focado em moda, como Dafiti e Zattini, se for uma TV ou Celular a aderência maior seria com um Marketplace de departamento, como a Americanas.com (B2W), Ponto Frio (Via Varejo) e Walmart. Mais uma informação importante, normalmente a comissão do Marketplace de nicho é maior, ficando entre 20% e 30%, já no de departamento fica entre 10% e 20%, dependendo da categoria do produto que será vendido. Mesmo assim ainda é muito vantajoso iniciar vendendo em Marketplace, pois o investimento inicial é baixo, você não precisa criar uma loja online e nem investir em marketing digital para gerar tráfego e vendas.

E o que você precisa fazer para entrar no Marketplace?

É necessário ter uma empresa constituída com CNPJ e atividade de varejo, inscrição estadual e formalizar um contrato com eles, mas o principal é ter um produto diferenciado, com um bom apelo de vendas e estoque para suportar a demanda, pois estes Marketplaces possuem um volume de visitas diário muito grande e consequentemente vendas. Para quem não possui loja online, existe a opção de fazer o cadastro dos produtos e gerenciar os pedidos de forma manual direto no sistema deles, contratar um Hub de integração ou integrar diretamente com o seu sistema de gestão (ERP). Para quem já tem uma loja online o processo é mais fácil, pois a maioria das plataformas de mercado já estão integradas com os principais Marketplaces, caso não esteja, será necessário contratar um HUB de integração entre plataforma e Marketplace.

 

Em resumo, independente de ter uma loja online ou não, para quem vende ou pretende vender online, é quase que, obrigatório, vender através de um Marketplace, pois será inteligente da sua parte aproveitar a visibilidade da marca que já está consolidada, a credibilidade, os milhares de acessos diários e o retorno sobre o investimento (ROI) garantido, pois a comissão sobre as vendas só é cobrada em pedidos pagos.

Se precisar de mais informações sobre esta matéria, basta entrar em contato conosco:

e-Mail: [email protected]

Telefone: 11 3141-0657

Ou direto no chat do portal: www.sosecommerce.com.br

O SOS E-Commerce é um portal de serviços que nasceu com a missão de ajudar as empresas a entrar no comércio eletrônico e não ficar à deriva, ter ajuda sempre que preciso.

Acompanhe também o nosso Quadro SOS E-Commerce todos os domingos as 16hs na Record News – Programa Inova360, disponível também em nosso canal do YouTube(https://www.youtube.com/channel/UC5AlFctOQYDpeVeTp7JwwFA).

Autor: Fabio Caiel – Fundador do SOS e-Commerce.

Acesse as nossas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/sosecommerce/

Instagram: https://www.instagram.com/sosecommerce/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC5AlFctOQYDpeVeTp7JwwFA