Como criar sua loja online

separator

Dando continuidade na série que estamos realizando na Record News – Programa Inova360 (http://programainova360.com.br/inicio/), no quadro SOS E-Commerce, apresentaremos neste post o 2º episódio:  “Como criar a sua loja online?”. Construir uma loja online de forma sustentável para crescer e ser um sucesso não é complicado, mas também não é tão fácil o

Dando continuidade na série que estamos realizando na Record News – Programa Inova360 (http://programainova360.com.br/inicio/)no quadro SOS E-Commerce, apresentaremos neste post o 2º episódio:  “Como criar a sua loja online?”.

Construir uma loja online de forma sustentável para crescer e ser um sucesso não é complicado, mas também não é tão fácil o quanto parece, pois existem vários detalhes durante o processo de escolha e construção da loja online que, se você não souber ou não se atentar, terá problemas no futuro.

Por isso selecionamos 5 passos básicos para você criar a sua loja online de forma correta, veja abaixo:

1º – Por onde começar?

Você precisa começar criando mini planejamento, não importa onde, pode ser em um caderno, em uma planilha excel, etc., mas o importante são as informações que você vai colocar nele, tais como: qual o valor a ser investido no projeto, quanto pretende faturar, conhecer os custos do comercio eletrônico (por exemplo: mensalidade da plataforma de e-commerce, transação da venda por cartão de crédito, marketing e impostos), custos fixos com infraestrutura (por exemplo: funcionário, energia, aluguel, computador e impressora), para saber quanto de margem precisará praticar, pois são informações cruciais para fazer a viabilidade financeira do projeto, ou seja, saber se vale a pena ou não investir no comércio eletrônico.

2º – O que vale a pena vender?

Nesta etapa você entrará um pouco mais nos detalhes do projeto e precisará definir quais produtos ou serviços realmente valem a pena vender online, o seu público-alvo e saber quais são seus principais concorrentes na internet, com isso você saberá se vai ser competitivo ou não, e quais diferenciais serão necessários para competir de igual para igual com eles. Também será muito importante saber quem serão seus fornecedores e como será o processo de compra, venda e reposição do estoque, pois o potencial de venda na internet é grande, principalmente se você vender também através de Marketplace.

3º – Como escolher a plataforma de e-commerce?

Pesquise e contrate uma plataforma de e-commerce(https://www.sosecommerce.com.br/projetos-s35/) (sistema) para criar a sua loja online, de acordo com o seu orçamento financeiro, este investimento será aplicado tanto na construção da loja quanto na manutenção mensal (mensalidade). Escolha uma plataforma que atenda os requisitos fundamentais de recursos e integrações com todo o ecossistema de comércio eletrônico, como por exemplo: uma solução que seja integrada com os principais Marketplaces, com sistemas de gestão (ERP), com meios de pagamento e empresas de logística para fazer as entregas. Por isso nesta etapa você precisará saber, ou pelo menos ter uma ideia, de quais meios de pagamento pretende utilizar, se vai usar o seu sistema atual de gestão ou contratar um novo sistema (ERP), e as formas de entrega que pretende disponibilizar aos seus clientes.

4º – Como criar a loja online?

Agora chegou a etapa de montar a sua loja online na plataforma de e-commerce contratada, isso significa ter um layout moderno(https://www.sosecommerce.com.br/layouts-s50/), bonito e com fácil usabilidade, criar a estrutura mercadológica dos produtos (categorias e subcategorias), cadastrar os produtos (imagens e descrição), configurar os parâmetros gerais da loja, meios de pagamento, formas de entrega e tudo que a loja precisa para ser um sucesso na internet, e estar pronta para vender. Nesta etapa será criada toda a interface do seu negócio com o seu cliente/visitante. Faz toda diferença dar uma atenção especial para a parte visual e ao processo de navegação do cliente na loja e na busca do produto, ou seja, quais serão as suas etapas de compras, pagamento e entrega.

5º – A loja online está pronta, e agora?

Com a sua loja online pronta, agora você precisa pensar na estrutura mínima para fazer a gestão do estoque, processar os pedidos (emitir nota fiscal, separar e embalar o produto), fazer a logística de entrega e dar atendimento pós-venda se necessário. Vamos entrar agora no assunto Marketing e Vendas, para fazer com que seus produtos ou serviços cheguem ao público-alvo, para isso acontecer eles precisam aparecer nos principais sistemas de busca e mídias sociais, como por exemplo: Google, Facebook e Instagram, através de campanhas e ações que você precisará fazer, sejam pagas ou não. Por se tratar de uma etapa mais complexa e extensa, iremos fazer uma matéria inteira sobre “Marketing e Vendas” (https://www.sosecommerce.com.br/essential-p79/), e outra sobre “Operação do E-commerce”.

Seguindo todos os passos acima e trabalhando com produtos bons e competitivos, com certeza você estará no caminho certo e com grandes chances de conseguir bons resultados no comércio eletrônico. Mas vale ressaltar que o sucesso do negócio depende também do seu conhecimento, empenho, foco e persistência.

Se precisar de mais informações sobre esta matéria, basta entrar em contato conosco:

e-Mail: [email protected]

Telefone: 11 3141-0657

Ou direto no chat do portal: www.sosecommerce.com.br

O SOS E-Commerce é um portal de serviços que nasceu com a missão de ajudar as empresas a entrar no comércio eletrônico e não ficar à deriva, ter ajuda sempre que preciso.

Acompanhe também o nosso Quadro SOS E-Commerce todos os domingos as 16hs na Record News – Programa Inova360, disponível também em nosso canal do Youtube.

Autor: Fabio Caiel – Fundador do SOS e-Commerce.