Como combater a gripe mediante a alimentação

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Sabemos que nesta época do ano acontece um aumento significativo de doenças respiratórias, onde crescem as chances de doencas como resfriados e gripes.

A alimentação é uma ótima forma de prevenir ou amenizar os sintomas de gripes ou resfriados, ajudando a aumentar a imunidade e fugindo das doenças durante essa época fria do ano.

A baixa imunidade pode estar ligada a uma alimentação pobre em frutas, verduras e legumes. Esses alimentos concentram a maior quantidade de antioxidantes (que combatem os radicais livres e protegem o corpo de doenças e envelhecimento precoce) e nutrientes que fortalecem o sistema imunológico.

Em contrapartida os alimentos industrializados e frituras fazem o efeito reverso, enfraquecendo as defesas do organismo.

Devemos investir na variedade dos alimentos, pois cada um deles tem um nutriente e ação diferente no organismo.

Alguns alimentos que não podem faltar na alimentação para proteger o sistema imunológico sao:

  • Alicina substância encontrada no alho que tem ação antibacteriana e anti-inflamatória reduzindo os sintomas como a coriza;
  • Gengirol potente antioxidante encontrado no gengibre considerado um expectorante natural e age estimulando o sistema imunológico;
  • Vitamina A, é encontrada na abóbora, cenoura, manga, alimentos de cores amarela e laranja, ajudando na ativação das células do sistema de defesa;
  • Vitamina C, frutas cítricas como morango, abacaxi, laranja, acerola, caju, tangerina e limão, tomate, couve e repolhos crus, possuem ação antioxidante e aumentam a resistência do sistema imunológico, estimulando a produção de células de defesa;
  • Abacaxi, possui uma enzima chamada bromélia que ajuda na eliminação de secreções presentes no sistema respiratório, é considerado um excelente expectorante natural;
  • Ômega 3, antinflamatório e auxilia o sistema imune , peixes como sardinha , atum , arenque , truta sementes de linhaça ,sementes de chia, nozes e azeite .
  • Zinco, presente na semente de abóbora, cereais integrais, fígado, frango, carne bovina e leite, tem ação antioxidante e combate as ações dos radicais livres , reparação e cicatrização de tecidos;
  • Selênio, antioxidante, ajuda a proteger as estruturas e o funcionamento das células, presente nas sementes de girassol, farinhas integrais , carnes de aves ,castanha do Pará e cereais;
  • Hidratação essa é a maior recomendação para prevenir e combater os sintomas, a água é essencial onde 70 % do nosso corpo é constituído por ela. Eliminação de secreção, tosse seca, na obstrução nasal, diminuindo a febre e dor de cabeça.
  • opas e caldos bem quentes também colaboram na prevenção e combate a doenças respiratórias pois o líquido quente ajuda na eliminação de muco presente nas vias respiratórias .

 

  • Lavar as mãos

Algumas recomendações da Sociedade Brasileira de infectologia para evitar a gripe :

Lave ás mãos sempre antes das refeições para evitar contaminação;

Não se esqueça de lavar as mãos após tossir ou espirrar sobre elas (lembrando que o ideal é proteger as secreções com  antebraço e não com as mãos ) pois as mãos acabam sendo um agente de contaminação pois tocamos em vários locais com a mesma .

Não deixe de lavar as mãos após usar o transporte público, mexer com dinheiro, locais públicos entre outros.

Ressaltando que além dos alimentos listados acima é importante ter uma alimentação variada e balanceada contendo todos os nutrientes e minerais necessárias e aliados á hábitos de vida saudáveis, somos o que comemos.

 

“ Que seu alimento seja seu remédio “

Hipócrates

Thatiane Pereira de Souza

Nutricionista – CRN  3 48008 formada em técnica em Nutrição e Dietética pela Faculdade Método de São Paulo e graduada pela FMU em Nutrição .

Trabalho atualmente como gerente de Uan , atendimento em Home care e   particular  e como Nutricionista no Residencial Vovó Lurdes .