Campanha Março Borgonha

separator

Março é o mês dedicado ao Mieloma Múltiplo, tipo de câncer ainda desconhecido por grande parte da sociedade médica. Câncer que se desenvolve na medula óssea, o mieloma múltiplo representa 1% de todos os tipos de câncer e 10% dos cânceres hematológicos. Embora de prevalência em idosos, pessoas jovens também podem desenvolver a doença

Março é o mês dedicado ao Mieloma Múltiplo, tipo de câncer ainda desconhecido por grande parte da sociedade médica.

Câncer que se desenvolve na medula óssea, o mieloma múltiplo representa 1% de todos os tipos de câncer e 10% dos cânceres hematológicos.

Embora de prevalência em idosos, pessoas jovens também podem desenvolver a doença. Estima-se, no Brasil, 7.600 mil novos casos por ano.

Ainda é um câncer pouco divulgado e bastante desconhecido até mesmo para grande parte da sociedade médica.

Devido ao desconhecimento da doença muitas pessoas levam até anos para serem diagnosticadas o que complica o estado clínico e prejudica as chances de resposta ao tratamento.

As causas são desconhecidas. Ainda não há cura, mas é perfeitamente tratável desde que diagnosticado precocemente.

Alguns sintomas e sinais servem de alerta:

Cansaço e fraqueza devido à anemia; infecções constantes em vias aéreas ou infecção urinária; fraturas espontâneas; dor óssea, com mais frequência nas costas e peito; insuficiência renal; lesões ósseas; deficiência do sistema imunológico; níveis elevados de cálcio no sangue; alto nível de proteínas no sangue e/ou urina.

Presenciando algum desses sintomas procure um médico, preferencialmente hematologista.

Em São Bernardo do Campo/SP, a ABRAMM – Associação Brasileira de Mieloma Múltiplo, instituída por Rogério de Sousa Oliveira, que foi diagnosticado com a doença em novembro de 2011, desenvolve trabalho social voltado à divulgação da doença, informação, orientação aos pacientes, familiares e cuidadores.

Como forma de acolhimento, mensalmente realiza encontros chamados Café & Acolhimento, onde conta com palestrantes voluntários de diversas áreas de atuação que levam informação e entretenimento, como forma de tornar a vida de todos os envolvidos mais leve.

Saiba mais em:

www.abramm.org.br – fb/abrammoficial