Autoridade não se constrói do dia para a noite

separator
Compartilhar
Gabriel Lara, fundador da Boomerang. Foto: Divulgação

Gabriel Lara, fundador da Boomerang. Foto: Divulgação

 

Por Gabriel Lara

Quem nunca ouviu dizer que as melhores coisas vêm com o tempo? A autoridade também é assim. Geralmente, se levam anos para se tornar uma figura pública respeitada e aclamada socialmente. E mais tempo ainda para se tornar uma autoridade em seu nicho de atuação.

A premissa básica é que uma reputação digital se constrói no dia a dia e não tem um tempo certo para se chegar lá ou uma fórmula mágica. É preciso esforço e consistência para ter resultado. Dentro desse assunto, posso mencionar a pirâmide de autoridade. Você pode até não saber o que é, mas com certeza terá exemplos claros em sua memória sobre o que vou falar.

A pirâmide de autoridade é composta por 6 partes: o generalista, o especialista, a autoridade, a celebridade, a celebridade-autoridade e a lenda. Os generalistas, como o próprio nome já sugere, são as pessoas que não tem uma área específica de atuação e muitas vezes falam sobre diversos assuntos, sem um único foco. Sabem um pouco de cada coisa.

Os especialistas já são as pessoas ou profissionais mais focados e algum tema, conseguem ir um pouco mais afundo em um determinado assunto ou nicho.

As autoridades são um passo além dos especialistas, atrelando um vasto conhecimento sobre algum tema a diversos marcos e conquistas dentro do tema ou nicho de atuação.

As celebridades são pessoas que tem certo destaque dentro de um nicho o assunto, mas que não necessariamente tem tanto domínio ou até mesmo marcos dentro de sua trajetória.

Celebridade-autoridade é quando além de ter muito conhecimento e marcos dentro de um nicho ou assunto, uma pessoa é reconhecida pelo grande público desse mercado e até mesmo fora dele.

O último estágio é a lenda. Geralmente são pessoas que conseguiram feitos completamente fora da curva e que foram pioneiros em seus mercados. Steve Jobs, Elon Musk, Michael Jordan etc.

Para ser uma autoridade com uma reputação bem construída, seja online ou offline, é necessário verdade. Não se cria uma reputação em cima de algo que não existe – em cima de algo que você não é. Depois de um tempo, fica difícil manter as aparências e no mundo digital, nada fica escondido. É preciso ter fundamento, conhecimento e provas que justifiquem a posição que você almeja. A jornada é longa – é preciso estudar técnicas e teorias. Dominá-las e colocá-las em prática, para saber o que funciona ou não funciona e como proceder na situações cotidianas diante do seu público.

O passo mais importante é definir como você quer visto. Autoridade em que? Esportes? Fitness? Desenho? Tattoo? Nutrição? Música?

Defina também quem é o seu público. Saber para quem você fala é fundamental. Se conectar com seu público e entender as dores dele te coloca um passo a frente.

Para ajudar ainda mais, separei algumas dicas de como construir uma boa reputação, dá uma olhada:

-Seja conhecido por ajudar outras pessoas a alcançarem seus objetivos.

-Dê sempre o seu melhor, buscando ajudar ao máximo os outros. “Overdelivery” te ajuda muito nos primeiros níveis da pirâmide.

-Porte-se da maneira como quer ser visto e lembrado.

-Não fique falando que você é autoridade, foque em fazer as pessoas e os clientes falarem isso sobre você.

-Consistência e integridade são duas coisas indispensáveis.

-Seja confiável em todas as suas relações, ainda mais com quem trabalha com você.

-Entregue conteúdo de valor de forma simples e de fácil acesso.

-Esteja atento as críticas e saiba aprender com elas.

– Seja presente e indispensável.

-Tenha paciência e persistência.

A autoridade celebridade não se destaca apenas pelo que faz, mas sim pela forma com faz.

É tentar não ser mais do mesmo – você deve impactar pessoas com um propósito maior: ajudá-las a chegar ao sucesso.

É sobre ser autêntico e consistente no que se fala, faz e vive.

 

Gabriel Lara é publicitário e fundador da agência Boomerang