As Vitaminas necessárias para o bom funcionamento do organismo

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Vitaminas são compostos orgânicos que não podem ser sintetizados pelo organismo onde encontramos em pequenas quantidades na maioria dos alimentos.

A melhor maneira de consumir todas as vitaminas necessárias para o bom funcionamento do corpo é fazer uma alimentação saudável e variada, de preferência incluindo alimentos frescos e biológicos. Mas, a suplementação vitamínica com comprimidos também é uma alternativa para prevenir a falta de vitaminas (avitaminose) e suas consequências e tratar.

Algumas doenças causadas pela avitaminose

  • Cegueira noturna
  • Anemia ferropriva
  • Depressão
  • Osteoporose
  • Problemas hormonais

Sintomas de falta de vitaminas

  • Pele seca e áspera com descamação
  • Atraso no crescimento em crianças
  • Problemas no desenvolvimento cognitivo e motor em crianças
  • Sono diurno
  • Cansaço

Tabela de alimentos ricos em vitaminas

Vitamina Principais fontes Importante para
Vitamina A Fígado, cenoura, ovos. Integridade da pele e saúde dos olhos.
Vitamina B1 (Tiamina) Carne de porco, castanha-do-pará, aveia. Melhorar a digestão e é um repelente natural contra mosquito.
Vitamina B2 (Riboflavina) Fígado, levedo de cerveja, farelo de aveia. Saúde das unhas, cabelo e pele
Vitamina B3 (Niacina) Levedo de cerveja, fígado, amendoim. Saúde do sistema nervoso
Vitamina B5 (Ácido pantotênico) Fígado, sementes de girassol. Combater o estresse e manter o funcionamento normal do trato gastrointestinal
Vitamina B6 (Piridoxina) Fígado, banana, salmão. Prevenir a arteriosclerose
Biotina Amendoim, avelã, farelo de trigo. Metabolismo dos carboidratos e proteínas.
Ácido fólico Fígado, levedo de cerveja, lentilha. Participa da formação das células do sangue, prevenindo anemia e fortalecimento do sistema imunológico.
Vitamina B12 (Cobalamina) Fígado, mariscos, ostras. Formação dos glóbulos vermelhos do sangue e integridade da mucosa gastrointestinal.
Vitamina C Morango, kiwi, laranja. Fortalecer os vasos sanguíneos e acelerar a cicatrização de feridas e queimaduras.
Vitamina D Óleo de fígado de bacalhau, óleo de salmão, ostras. Fortalecimento dos ossos.
Vitamina E Óleo de gérmen de trigo, sementes de girassol, avelã. Integridade da pele.
Vitamina K Couve de Bruxelas, brócolis, couve-flor. Coagulação do sangue, diminuindo o tempo de sangramento de uma ferida.

Fonte : Tua saúde

A maneira correta de ingerir vitaminas é através de uma alimentação colorida onde os alimentos não possuem só uma vitamina e sim uma variedade de nutrientes tornando a alimentação mais equilibrada e saudável.

Quanto mais colorido for o seu prato mais vitaminas tem .

Fonte:Tua saúde

 

Thatiane Pereira de Souza

Nutricionista na Casa de Saude Vovo Lourdes

Nutricionista – CRN  3 48008