Armário eletrônico garante entregas seguras contra coronavírus

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Para combater a propagação do novo coronavírus, causador da covid-19, os serviços de “entregas sem contato físico”, ou contactless delivery, como são chamados em inglês, vêm ganhando força no mundo e no Brasil. Várias empresas estão adotando a medida para evitar o contato entre entregadores e consumidores e frear possíveis formas de contágio. É o caso da iFood, Postmates, Instacart, Deliveroo, Glovo, além das empresas chinesas.

O segmento de armários eletrônicos acionados por aplicativos, ou lockers, como são chamados em inglês, já atua com o conceito de entregas sem contato físico há tempos. Com a pandemia do novo coronavírus, empresas chinesas usaram lockers, inclusive para entregas em hospitais, recentemente. A China é hoje o maior mercado mundial de lockers.

Nesse tipo de serviço, o entregador e quem fez a encomenda nunca se encontram. Após a entrega, quem solicitou o serviço recebe uma notificação pelo aplicativo, de que já pode retirar a encomenda, e em que armário está. Os compartimentos são abertos com senhas ou com um QR code enviado para o celular.

Imagem: Divulgação

A startup LimeLocker, líder nesse tipo de serviço no Brasil, prevê aumento no uso dos armários eletrônicos, diante da pandemia de coronavírus. A demanda pelos serviços delivery só aumenta com o isolamento social utilizado como principal forma de prevenir o crescimento exponencial do contágio.

“É uma forma de assegurar a proteção da saúde que quem lida com serviços de entregas e também dos usuários.  Esperamos um crescimento de no mínimo 50% no uso dos serviços nos próximos meses”, afirma Geraldo Yoshizawa, CEO da empresa, que tem parceria com o iFood.

Para usar o serviço, o usuário precisa ter acesso a um dos armários eletrônicos da LimeLocker, instalados em pontos estratégicos das cidades de São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Campinas. Depois é só instalar o app da empresa para contratar o serviço, pagar e aguardar a entrega.

Em todo o Brasil há mais de 300 armários eletrônicos da marca e, em São Paulo, estão instalados em condomínios residenciais e comerciais em bairros como Itaim, Vila Olímpia e Brooklin.

Os principais serviços oferecidos são entrega de comida, farmácia e lavanderia. No caso do serviço de lavanderia, acionado pelo app, por exemplo, o usuário pode deixar a roupa suja no locker e a recebe limpa. Mas o serviço permite ainda receber entregas e encomendas de diversos tipos. “Fazemos serviços como costura, sapataria, cartório, chaveiro, manutenção e consertos de celular”, conta o empresário

No Brasil, a solução já vinha apresentando boa aceitação por oferecer comodidade e segurança contra golpes de falsos entregadores, segundo Yoshizawa. “Em nenhum momento há qualquer tipo de contato entre o entregador e usuário e, além da saúde, o armário eletrônico também aumenta a segurança física”, afirma.

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